Translate this Page

Rating: 2.8/5 (5407 votos)


Partilhe este Site...

 



  
Ajude a manter este Site

Doe qualquer quantia

Obrigado

 Faça Abaixo Sua Doação  

 

 

   

 



 

 

 MÚSICAS RECORDAÇÕES

 

 

 

 

 

 



TOTAL DE VISITANTES A ESTE SITE 

NAVEGAÇÃO, CONTROLE AÉREO E AUXÍLIOS
NAVEGAÇÃO, CONTROLE AÉREO E AUXÍLIOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TRÁFEGO AÉREO - A Vigilância Aérea (CNS/ATM)

 

 


 

 

 


AUXÍLIOS PARA APROXIMAÇÃO E POUSO EM AEROPORTOS

  

AUXÍLIOS ELETRÔNICOS 

 

NDB - Non Directional Radio Beacon - Estação transmissora posicionada num local preciso, que permite ao piloto saber a sua posição ao receber os seus sinais.

ANTENA NDB 

 

 

VOR e DVOR – VHF Omnidirectional Range - Estação transmissora com alcance de até 370km, que permite ao piloto saber a sua posição e também a radial sobre a qual está se deslocando.

DME - Distance Measuring Equipment - Responde a pulsos emitidos pela aeronave, permitindo ao piloto calcular a sua distância ao equipamento, com base no tempo de propagação do sinal.

 

ANTENAS VOR/DME

 

 

ILS – Instrument Landing System - Sistema de aproximação por instrumentos que combina informações do localizador em VHF com dados do Glide Slope em UHF. Fornece ao piloto informações para o alinhamento com o eixo da pista e com a trajetória correta de planeio para o pouso.

ANTENAS ILS 


 

 

AUXÍLIOS VISUAIS 

 

SISTENAS DE LUZES DE PISTA

 

ALS – Sistema de Luzes de Aproximação - Conjunto de luzes e flashers, instalados de forma organizada e alinhada com a cabeceira de uma pista de pouso, para auxiliar o piloto a identificar a pista e a alinhar a aeronave na direção correta durante o procedimento de pouso. Fornece também percepção de altura, orientação para rolagem e referências horizontais. O ALS melhora a capacidade operacional e a segurança da aeronave durante a operação de aproximação e de pouso em períodos noturnos ou de visibilidade reduzida. O sistema é controlado a partir da torre de controle e o brilho das luzes pode ser ajustado para condições de operação diurna ou noturna.

 

 

 

PAPI - Indicador de Precisão de Trajetória de Aproximação - Conjunto de 2 ou 4 unidades luminosas que fornecem ao piloto a indicação de sua posição (muito baixa, correta, alta e muito alta) em relação a rampa de descida e ponto de toque. O PAPI gera um feixe de luz cuja parte superior é branca e a inferior é vermelha. Assim que o piloto muda sua altitude, as cores enxergadas mudam instantaneamente.

 

 

 

Balizamento Noturno de Pista - Sistema de iluminação instalado ao redor da pista de pouso, taxi e estacionamento de aeronaves, visando permitir ao piloto identificar a localização da pista de pouso a grandes distâncias, durante voos noturnos ou em situações de visibilidade reduzida. As diversas cores de lâmpadas, distribuídas ao longo da pista indicam ao piloto o início da pista, o posicionamento da aeronave durante o deslocamento sobre a mesma, e as distintas áreas de taxiamento e de estacionamento da aeronave.

 

 

 

O farol rotativo - é um auxílio visual de longo alcance que facilita ao piloto localizar o aeródromo. Tipicamente consiste de um conjunto rotativo com quatro lâmpadas instaladas com 90 graus de separação. Nos aeródromos com operação contínua (24 horas ao dia), o farol rotativo deverá permanecer ligado entre o pôr e o nascer-do-sol do dia seguinte. Nos aeródromos sem operação contínua, o farol rotativo deverá permanecer ligado desde o pôr-do-sol até o encerramento do serviço.

 

 

 

 

 



 

 

METEOROLOGIA AERONÁUTICA

 

 

 

 

 

topo