Translate this Page

Rating: 2.8/5 (5084 votos)





Partilhe este Site...

 

 MÚSICAS RECORDAÇÕES

 

 

 

 

 

 



TOTAL DE VISITANTES A ESTE SITE 

INVENTOS INVENTORES & PATENTES
INVENTOS INVENTORES & PATENTES

 

 

INVENTOS NA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

 

* 1698 - Thomas Newcomen, em Staffordshire, na Grã-Bretanha, instala um motor a vapor para esgotar água em uma mina de carvão.

 

* 1708 - Jethro Tull (agricultor), em Berkshire, na Grã-Bretanha, inventa a primeira máquina de semear puxada a cavalo, permitindo a mecanização da agricultura.

 

* 1709 - Abraham Darby, em Coalbrookdale, Shropshire, na Grã-Bretanha, utiliza o carvão para baratear a produção do ferro.

 

* 1733 - John Kay, na Grã-Bretanha, inventa uma lançadeira volante para o tear, acelerando o processo de tecelagem.

 

* 1740 - Benjamin Huntsman, em Handsworth, na Grã-Bretanha, descobre a técnica do uso de cadinho para fabricação de aço.

 

* 1761 - Abertura do Canal de Bridgewater, na Grã-Bretanha, primeira via aquática inteiramente artificial.

 

* 1764 - James Hargreaves, na Grã-Bretanha, inventa a fiadora "spinning Jenny", uma máquina de fiar rotativa que permitia a um único artesão fiar oito fios de uma só vez[1].

 

* 1765 - James Watt, na Grã-Bretanha, introduz o condensador na máquina de Newcomen, componente que aumenta consideravelmente a eficiência do motor a vapor.

 

* 1768 - Richard Arkwright, na Grã-Bretanha, inventa a "spinning-frame", uma máquina de fiar mais avançada que a "spinning jenny".

 

* 1771 - Richard Arkwright, em Cromford, Derbyshire, na Grã-Bretanha, introduz o sistema fabril em sua tecelagem ao acionar a sua máquina - agora conhecida como "water-frame" - com a força de torrente de água nas pás de uma roda.

 

* 1776 - 1779 - John Wilkinson e Abraham Darby, em Ironbridge, Shrobsihire, na Grã-Bretanha, constroem a primeira ponte em ferro fundido.

 

* 1779 - Samuel Crompton, na Grã-Bretanha, inventa a "spinning mule", combinação da "water frame" com a "spinning jenny", permitindo produzir fios mais finos e resistentes. A mule era capaz de fabricar tanto tecido quanto duzentos trabalhadores, apenas utilizando alguns deles como mão-de-obra.

 

* 1780 - Edmund Cartwright, de Leicestershire, na Grã-Bretanha, patenteia o primeiro tear a vapor.

 

* 1793 - Eli Whitney, na Geórgia, Estados Unidos da América, inventa o descaroçador de algodão.

 

* 1800 - Alessandro Volta, na Itália, inventa a bateria elétrica

 

Século XIX

 

* 1803 - Robert Fulton desenvolveu uma embarcação a vapor na Grã-Bretanha.

 

* 1807 - A iluminacão de rua, a gás, foi instalada em Pall Mall, Londres, na Grã-Bretanha.

 

* 1808 - Richard Trevithick expôs a "London Steam Carriage", um modelo de locomotiva a vapor, em Londres, na Grã-Bretanha.

 

* 1825 - George Stephenson concluiu uma locomotiva a vapor, e inaugura a primeira ferrovia, entre Darlington e Stockton-on-Tees, na Grã-Bretanha.

 

* 1829 - George Stephenson venceu uma corrida de velocidade com a locomotiva "Rocket", na linha Liverpool - Manchester, na Grã-Bretanha.

 

* 1830 - A Bélgica e a França iniciaram as respectivas industrializações utilizando como matéria-prima o ferro e como força-motriz o motor a vapor.

 

* 1843 - Cyrus Hall McCormick patenteou a segadora mecânica, nos Estados Unidos da América.

 

* 1844 - Samuel Morse inaugurou a primeira linha de telégrafo, de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América.

 

* 1856 - Henry Bessemer patenteia um novo processo de produção de aço que aumenta a sua resistência e permite a sua produção em escala verdadeiramente industrial.

 

* 1865 - O primeiro cabo telegráfico submarino é estendido através do leito do oceano Atlântico, entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América.

 

* 1869 - A abertura do Canal de Suez reduziu a viagem marítima entre a Europa e a Ásia para apenas seis semanas.

 

* 1876 - Alexander Graham Bell inventou o telefone nos Estados Unidos da América (em 2002 o congresso norte-americano reconheceu postumamente o italiano Antonio Meucci como legítimo invetor do telefone)

 

* 1877 - Thomas Alva Edison inventou o fonógrafo nos Estados Unidos da América.

 

* 1879 - A iluminação elétrica foi inaugurada em Mento Park, New Jersey, nos Estados Unidos da América.

 

* 1885 - Gottlieb Daimler inventou um motor a explosão.

 

* 1895 - Guglielmo Marconi inventou a radiotelegrafia na Itália.

 

O QUE SÃO PATENTES ?
Todo invento original, no nível internacional, que seja útil e apresente potencial para comercialização pode ser patenteado, em um ou mais países, assegurando aos titulares da patente o direito de produção e exploração comercial do produto originado nos países em que foi patenteado.

ORIGINALIDADE E VIABILIDADE TÉCNICA
Foi efetuada busca de patentes?
O invento é original no nível internacional?
Há um protótipo para demonstração?

MERCADO POTENCIAL
Alguém precisa de tal invento?
Há produtos similares no mercado?
Em caso positivo, esta invenção é mais barata, melhor que os similares ou apresenta outras vantagens sobre eles? 
Quem são os possíveis clientes para o invento?
Quais são os diferentes mercados para o invento?
Há estimativa de mercado atual e futuro?

CUSTOS
Será necessária patente internacional? 
O faturamento previsto cobrirá os custos de patenteamento?

QUANDO PATENTEAR UM INVENTO?
O invento deve ser original no nível internacional, apresentar potencial comercial e não ser óbvio.Custo e dedicação significativos são requeridos dos escritórios de propriedade intelectual e do inventor para depositar uma patente. Muitas invenções nunca são patenteadas, algumas são retidas até que se completem ou o mercado esteja pronto para recebê-las, e só algumas são processadas rapidamente. Portanto, várias questões devem receber resposta antes que uma tecnologia seja patenteada.

MATURIDADE DO INVENTO
A tecnologia não é prematura, dado o mercado atual?
Os possíveis interessados perceberão a sua utilidade?
O invento está pronto para produção em escala ou teráque ser desenvolvido pelo licenciado? 
Quem deverá investir mais para torná-lo fabricável?

LICENCIAMENTO
O protótipo pode ser usado para facilitar o licenciamento? 
O inventor está interessado em demonstrar o invento aos potenciais licenciadores?

DIFICULTADORES
Será possível impor e controlar o uso da patente? Necessita de aprovação ou certificação governamental?

 


 

Viagem à Lua
Imaginada em: 1865, no livro De La Terre à la Lune, de Júlio Verne.
Realizada em: 1968, astronautas orbitam a Lua; 1969, astronautas na Lua. 
Na história bolada por Verne, 3 sujeitos se lançam à Lua em uma espaçonave disparada por um canhão de 275 metros. Quase 100 anos antes de Yuri Gagarin se tornar o primeiro homem a sair da Terra, Verne se aproximou da realidade. O francês também acertou o número de tripulantes, previu a falta de peso no espaço, as dimensões da cabine e a base de lançamento - Flórida, pela proximidade do Equador, onde a Terra gira mais rápido. Finalmente, propôs que, na volta, a nave pousasse na água. Mas errou feio na maneira de pôr a nave em órbita, certo? Nem tanto: cientistas querem criar um canhão semelhante ao do livro para lançar cargas rumo à Estação Espacial Internacional.

Porta automática
Imaginada em: 1899, no livro When the Sleeper Wakes, de H.G. Wells.
Realizada em: 1954. 
No livro, um cara entra em coma em 1897 e acorda em 2100, encantado com as novidades tecnológicas. Entre elas, uma estreia na literatura: portas que se abrem quando alguém se aproxima e se fecham quando a pessoa se afasta. No mundo real, elas surgiram muito antes, na ventosa cidade de Corpus Christi, no Texas, onde portas viviam batendo e quebrando. Para sanar esse problema, um dupla de vidraceiros locais inventou um sistema de portas acionadas por um sistema sob tapetes. Patenteadas em 1954, chegaram ao mercado em 1960. 

Robôs
Imaginados em: 1921, na peça Robôs Universais de Rossum, de Karel Capek. 
Realizados em: 1961, linhas de produção da GM. 
A peça checa é célebre por criar o termo "robô" (de robota, "trabalho forçado" em checo) para nomear homens-máquina. Já a "robótica" veio em 1941, com Isaac Asimov, que foi fundo no assunto, criando leis e prevendo conflitos éticos da convivência entre a inteligência natural e a artificial. Essas máquinas feitas à semelhança do ser humano, androides, ainda não existem. Mas, de maneira geral, considera-se que o Unimate, uma máquina criada em 1961 e utilizada na GM para lidar com placas quentes de metal, tenha sido o primeiro robô como os imaginamos hoje.

Bomba atômica
Imaginada em: 1895, no livro The Crack of Doom, de Robert Cromie.
Realizada em: 1945, primeira explosão em teste nos EUA. 
Apenas dois anos depois da descoberta do elétron, o autor irlandês imaginou uma bomba capaz de libertar a energia que mantém unidos os átomos de uma molécula e que "levantaria 100 mil toneladas a quase 2 milhas de altura". A ideia de uma arma superpotente é tão clichê quanto um vilão de Austin Powers, mas o método descrito por Cromie era bastante lógico e curiosamente parecido com as bombas que seriam criadas 50 anos depois, que libertam a energia contida dentro dos próprios átomos. No entanto, a busca por uma bomba atômica foi uma evolução natural diante do avanço científico da época, especialmente diante da realidade da 2ª Guerra Mundial. Se o Projeto Manhattan envolveu cientistas responsáveis pela descoberta da física quântica, Cromie falava ainda na "energia etérea" presa nos elementos da Terra. 

Satélite
Imaginado em: 1945, no artigo Extra-Terrestrial Relays, de Arthur C. Clarke.
Realizado em: 1963. 
Em um artigo publicado pela revista Wireless World, em outubro de 1945, Arthur C. Clarke descreveu um conceito onde 3 estações espaciais realizariam uma órbita geoestacionária (onde um objeto parece parado no céu, em relação à Terra). Assim, seria possível enviar sinais de rádio, telefone ou televisão, por exemplo, de qualquer lugar do mundo para outro. Isso só foi possível 6 anos depois do Sputnik, quando o Symcom 2 foi lançado pela Nasa para ser usado em telefonia de longa distância. Hoje, mais de 300 satélites geoestacionários orbitam a Terra - eles ficam a 36 mil km de altura, enquanto os outros geralmente estão a algumas centenas de quilômetros. O autor de 2001 - Uma Odisseia no Espaço acabou sendo reconhecido: hoje, a órbita geoestacionária é também conhecida por órbita Clarke, bem como a pequena faixa de espaço sobre o Equador onde é possível manter tal órbita é chamada de cinturão Clarke.

Urna eletrônica
Imaginada em: 1975, no livro The Shockwave Rider, de John Brunner.
Realizada em: 1996, Brasil e EUA. 
Na realidade imaginada por Brunner, as informações de todos os cidadãos estão em uma rede governamental manipulada pelos poderosos. Eis que um hacker cria um programa que disponibiliza todas as informações secretas do governo para quem quiser acessá-las. O último ato do programa é criar um plebiscito nacional, com votos através dos telefones, em que a população deve decidir se o sistema será mantido - o final a gente não conta. O curioso é que a votação é criada por um hacker, enquanto na vida real eles são justamente os caras mais temidos desde que as máquinas de votação direta surgiram na década de 1990. 

Home Theater
Imaginado em: 1953, no livro Fahrenheit 451, de Ray Bradbury.
Realizado em: anos 90.
Em sua obra mais popular, Bradbury imagina os EUA dos anos 90 como uma sociedade hedonista e anti-intelectual, onde os livros estão proibidos e são queimados se descobertos por bombeiros. Nesse mundo, todo trabalhador sonha em comprar sua "televisão de parede", uma sala com projeções 3D e um sistema de som multicanal, onde as pessoas se sentem imersas na transmissão de espetáculos musicais ou competições que testam seu conhecimento sobre cultura popular, e onde os atores de suas séries preferidas são chamados de família. Hoje, essa descrição parece apenas um pequeno exagero - inclusive, alguns diriam, no que trata da qualidade da programação e da relação das pessoas com personagens fictícios. Porém, quando Fahrenheit foi lançado, em 1953, a televisão colorida havia sido lançada nos EUA fazia apenas 3 anos e ainda era extremamente cara. Tecnologias como o laserdisc e sistemas de som multicanal, que iriam tornar possível os home theaters, só surgiram na década de 1980.

iPad
Imaginado em: 1966, série Jornada nas Estrelas.
Realizado em: 2010, pela Apple.
Os tablets podem ser vistos em vários filmes e séries de ficção científica, geralmente na mão de engenheiros ou cientistas. A antiga aparição dessa engenhoca é na série original de Jornada nas Estrelas, de 1966. No livro 2001, escrito por Arthur C. Clarke em 1968, baseado no script que escreveu para o filme de Stanley Kubrick, o protagonista utiliza algo chamado Newspad, um computador usado basicamente para exibir conteúdo como jornais, atualizados automaticamente, durante uma viagem. Protótipos de tablets existem desde a década de 1990, mas o mundo certamente vai relacionar seu surgimento com o lançamento do iPad, da Apple, em fevereiro deste ano.

Internet
Imaginada em: 1984, no livro Neuromancer, de William Gibson.
Realizada em: anos 90
O "ciberespaço" descrito em Neuromancer lembra mais o mundo do filme Matrix - as pessoas se conectam fisicamente à rede de computadores, numa imersão completa - ser pego hackeando bancos de dados do governo e de empresas pode resultar em dor ou mesmo morte. Mas a visão de uma rede mundial de computadores e bancos de dados conectados entre si, à disposição de qualquer pessoa, era absolutamente inovadora em uma época onde computadores pessoais ainda eram um luxo. Ainda que o livro de Gibson não estivesse na cabeça de Tim-Berners Lee em 1989, quando este propôs a criação do serviço de hipertextos que viria a se tornar a web, a importância da obra na maneira como ela se desenvolveu é unânime. Quando a web começou a surgir, no início da década de 1990, as interações e oportunidades possibilitadas pelo "ciberespaço" de Gibson passaram a ser não só uma incrível previsão mas um objetivo a ser alcançado, servindo como plano de desenvolvimento para a tecnologia.

Colchão D`água
Imaginado em: 1961, no livro Stranger in a Strange Land, de Robert Heinlein.
Realizado em: 1968.
Em 1968, quando o estudante de design Charles Hall tentou patentear um colchão preenchido com água - já havia tentado versões com maisena e gelatina -, enfrentou problemas. Motivo: a tal "cama d’água" já havia sido descrita em um livro de Robert Heinlein, em que um garoto nascido e criado em Marte usa uma "cama hidráulica" para se adaptar à pressão atmosférica e à gravidade terrestres. O inventor teve a patente negada por causa da ficção.
CRÉDITOS - REVISTA SUPER INTERESSANTE

 




 

 

       

INVENTO

 

 

DATA

 

 

INVENTOR

 

 

PAÍS

 

 

ABREUGRAFIA

 

 

Manoel Dias de Abreu.

 

Brasil

 

ACTH

 

1949

 

Armour&Cia

 

USA

 

AÇO INOXIDÁVEL

 

1916

 

J.Brearley

 

Inglaterra

 

AEROPLANO

 

1906

 

Alberto Santos Dumont

 

BRASIL

 

ALGODÃO/PÓLVORA

 

1845

 

Chr. Schoenbein

 

Alemanha

 

ALTO FALANTE DINÂMICO

 

1924

 

Rice-Kellog

 

USA

 

ANTENA(RÁDIO)

 

1905

 

Guglielmo Marconi

 

Itália

 

ANTITOXINAS

 

1894

 

Roberto Koch

 

Alemanha

 

ASPIRINA

 

1893

 

Heirinch Dreser

 

Alemanha

 

AUREOMICINA

 

1948

 

Benjamin M. Duggar

 

USA

 

AUTOGIRO

 

1920

 

Juan de La Cierva

 

Espanha

 

AUTOMÓVEL A GASOLINA

 

1887

 

Gottlieb Daimler

 

Alemanha

 

AUTOMÓVEL A VAPOR

 

1769

 

Nicolas J. Cugnot

 

França

 

AVIÃO

 

1906

 

Alberto Santos Dumont

 

BRASIL

 

AVIÃO A JATO

 

1938

 

Gianni Caproni

 

Itália

 

BCG

 

1920

 

Calmette-Gurin

 

França

 

BALÃO AEROSTÁTICO

 

1709

 

Bartolomeu de Gusmão

 

BRASIL

 

BAQUELITA

 

1907

 

Leo H.Baekeland

 

Belgica

 

BARBITA (VERONAL)

 

1903

 

Emil Fisher

 

Alemanha

 

BARÔMETRO

 

1643

 

Evang.Torricelli

 

Itália

 

BICICLETA

 

1840

 

K. MacMillan

 

Escócia

 

BICO DE BUNSEN

 

1855

 

Robert W. Bunsen

 

Alemanha

 

BOMBA ATÔMICA

 

1939/1945

 

A. Einsten/Eurico Ferri/Niels BornOthon Hahn/J.R. Oppenheimer

 

USA/Alemanha/Itália
Dinamarca/Alemanha/USA

 

BORRACHA SINTÉTICA

 

1926

 

Waldo L. Semon

 

USA

 

BORRACHA VULCANIZADA

 

1839

 

Charles Goodyear

 

USA

 

CABO COAXIL (TELEVISÃO)

 

1929

 

Affel-Espensched

 

USA

 

CALCULADORA ELETRÔNICA

 

1946

 

Universidade da Pensilvânia

 

USA

 

CALIDOSCÓPIO

 

1816

 

David Brewster

 

Inglaterra

 

CÂMARA PNEUMÁTICA

 

1845

 

Robert W. Thompson

 

Inglaterra

 

CELOFANE

 

1908

 

J. E. Brandenberger

 

Suiça

 

CELULÓIDE

 

1870

 

John W. e I.S. Hyatt

 

USA

 

CICLOTRON

 

1929

 

Ernest Lawrence

 

USA

 

CIMENTO PORTLAND

 

1824

 

Joseph Aspadin

 

Inglaterra

 

CINEMA

 

1893/1895

 

Thomas Alva Edison/Louis A. Lumiére

 

USA/FRANÇA

 

CINEMA TRIDIMENSIONAL

 

1952

 

Fred Waller

 

USA

 

CIRCULAÇÃO DO SANGUE

 

1546/1620

 

Miguel Servet

 

Espanha

 

CLOROFÓRMIO

 

1847

 

James Y. Simpson

 

Escócia

 

CLOROMICETINA

 

1947

 

Mildred Rebstock

 

USA

 

CORTISONA

 

1936

 

Arthur I. Kendall

 

USA

 

DDT

 

1847

 

F. Zeidler

 

Alemanha

 

DDVP (Novo Inseticida)

 

1955

 

Pearce, Mattson, Spillane

 

USA

 

DEUTÉRIO (Hidrogênio pesado)

 

1932

 

Urey, Brickwedde, Murphy

 

USA

 

DIAMANTE SINTÉTICO

 

1892/1955

 

Henri Moissan/General Elétric

 

França/USA

 

DINAMITE

 

1867

 

Alfred B. Nobel

 

Suécia

 

DÍNAMO ELÉTRICO

 

18311860

 

Ml Faraday/A. Pacinotti

 

Inglaterra/Itália

 

DIRIGÍVEL

 

1898

 

Alberto Santos Dumont

 

BRASIL

 

DIRIGÍVEL RÍGIDO

 

1900

 

Ferdnand Zeppelin

 

Alemanha

 

DISCO FONOGRÁFICO

 

1887

 

Emille Berliner

 

USA

 

ELETRÓFORO

 

1775

 

Alessandro Volta

 

Itália

 

ELETROMAGNETO

 

1823

 

Willian Sturgeon

 

Inglaterra

 

ELETRON(DESCOBERTA)

 

1918

 

J.Thompson

 

Inglaterra

 

ESCRITA PARA CEGOS

 

1821

 

Louis Braille

 

França

 

ESPECTROSCOPIO

 

1859

 

Kirchoff-Bunsen

 

Alemanha

 

ESTABILIZADOR GIROSCÓPIO

 

1910

 

Elmer A. Sperry

 

USA

 

ESTEREOSCÓPIO

 

1838

 

Charles Wheatstone

 

Inglaterra

 

ESTETOSCÓPIO

 

1819

 

René T. H. Laennec

 

França

 

ESTREPTOMICINA

 

1945

 

Selman A Waksman

 

USA

 

ÉTER

 

1842

 

Crawford W. Long

 

USA

 

FILME FOTOGRÁFICO

 

1888

 

Eastman-Goodwin

 

USA

 

FONÓGRAFO

 

1877

 

Thomas Alva Edison

 

USA

 

FÓSFOROS DE FRICÇÃO

 

1827

 

John Walker

 

Inglaterra

 

FÓSFOROS DE SEGURANÇA

 

1855

 

J.E. Lundstrom

 

Suécia

 

FOTOGRAFIA

 

1827/1839

 

Joseph N. Niepce/L. Daguerre

 

França/França

 

FOTOGRAFIA EM CÔRES

 

1928

 

Mannes Godwsky

 

USA

 

FOTOGRAVURA

 

1893

 

Frederick E. Ives

 

USA

 

FREIO DE ELEVADOR

 

1852

 

Elisha G. Otis

 

USA

 

FREIO PNEUMÁTICO

 

1868

 

George Westinhouse

 

USA

 

GALVANOPLASTIA

 

1805

 

L. G. Brugnatelli

 

Itália

 

GARRAFA DE LEYDEN

 

1745

 

P. Van Musschenbroek/ E.G. Von Kleist

 

Alemanha

 

GARRAFA TÉRMICA

 

1892

 

James Dewar

 

Inglaterra

 

GERADOR DE RADIOFUSÃO

 

1903

 

Waldemar Pousen

 

Dianamarca

 

GIROSCÓPIO

 

1852

 

Jean B.L. Foucaut

 

França

 

LEI DA GRAVIDADE

 

1687

 

Isaac Newton

 

Inglaterra

 

HÉLICE DE PROPULSÃO

 

1832

 

Fréderic Sauvage

 

França

 

HELICÓPTERO (TEORIA)

 

1502

 

Leonardo da Vinci

 

Itália

 

HELICÓPTERO

 

1936

 

Heirinch Focke

 

Alemanha

 

HIDROPLANO

 

1911

 

Glen H. Curtiss

 

USA

 

ICONOSCÓPIO DE TELEVISÃO

 

1923

 

Vladimir Zwarykin

 

Russia/ USA

 

ILUMINAÇÃO ELÉTRICA

 

1878

 

Thomas Alva Edison

 

USA

 

ILUMINAÇÃO A GÁS

 

1792

 

Willian Murdoch

 

Escócia

 

IMPRENSA

 

Séc. XI/1439

 

Pi Sheng/J. Gutemberg

 

China/Alemanha

 

INSULINA

 

1922

 

Frederich G. Banting

 

Canadá

 

LÂMPADA INCADESCENTE

 

1878

 

Thomas Alva Edison

 

USA

 

LEITE CONDENSADO

 

1853

 

Gail Borden

 

USA

 

LENTES ACROMÁTICAS

 

1758

 

John Dalland

 

USA

 

LENTES BIFOCAIS

 

1780

 

Benjamin Franklin

 

USA

 

LINÓLEO

 

1860

 

Frederick Waltan

 

Inglaterra

 

LINOTIPIA

 

1884

 

Ottmar Mergenthaler

 

USA

 

LITOGRAFIA

 

1796

 

Aloys Senefelder

 

Alemanha

 

LOCOMOTIVA A VAPOR

 

1803

 

Richard Trevithick

 

Inglaterra

 

MÁQUINA CALCULADORA

 

1822

 

Charles Babbage

 

Inglaterra

 

MÁQUINA COLHEDEIRA

 

1834

 

Cyrus McCormick

 

USA

 

 

 

 

 

topo